segunda-feira, 23 de abril de 2007

Quando me perguntam sobre os símbolos!

Todas as questões que envolvem aspectos simbólicos parecem ser de conhecimento geral, todos têm uma opinião, e ai de você que descorde!!! Então, se todos tem razão, alguma coisa está errada...Já vi até um livro que se chamava “dicionário de símbolos”, mas não concordo muito com isso. Não estou aqui negando as pesquisas alheias, estou apenas questionando o universo semiótico que envolve os símbolos. Nas minhas pesquisas antropológicas, incluindo-se aí alguns métodos e técnicas específicos que não vem ao caso, pude perceber o aspecto que hoje considero mais coerente ao tratarmos os símbolos. Trata-se do relativismo, no qual se considera todo universo cultural em questão, para que posteriormente possamos emitir algum tipo análise. Minha tatuagem, por exemplo, será que posso afirmar que ela é um símbolo que quer dizer “tal” (...) até poderia, mas não é o caso. A representatividade desse símbolo para mim apresenta uma série de significados...e significado nenhum!!! Certa feita, durante uma pesquisa de campo, um Pataxó Hã Hã Hãe me perguntou o que significava o desenho que ele achou “muito grande”...então resolvi fazer um teste com ele e disse: “Não significa nada!”, o índio fez uma cara de interrogação, repetiu minha última palavra (nada) como se não entendesse, e calou-se. Os símbolos representam alguma coisa para alguém, ou podem ser usados apenas em seu aspecto estético, sem que um significado seja necessariamente imposto aquela representação. Esse monte de mato que você vê aqui...pode ser só um monte de mato, pode ser um cemitério, ou para a mãe do índio Galdino pode ser um símbolo que lhe dá forças pra continuar na luta dos Hã Hã Hãe. Aos esporádicos visitantes do meu blog, esse é o local onde está enterrado o índio queimado na rua pelos playboys de Brasília.

3 comentários:

N.O.S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
N.O.S. disse...

Gostei do que escrevestes, Luedy! Só aqui para eu te conhecer um pouco mais, seus pensamentos inquietos, suas dissensões geniais. Certamente, quem te acompanha por aqui te acompanha de camarote. Abra esta janela para seus amigos, os verdadeiros. Eles gostarão.

Abs, N.O.S. Moscada.

Unknown disse...

vejo que será necessário muito mais estudo (meu, claro!) para postar aqui...
para que a subjetividade, bem como a objetividade, nao sejam superficiais...
para que as revelações dos questionamentos (meus, seus, deles) possam mesmo alcançar o que julgo ser o mais importante propósito... o crescimento...
,*
(minha admiração, a cada palavra (sua), cresce...)